Postagens populares

2 de abr. de 2012

Pré-História


A Pré-História corresponde ao mais longo período da História humana na terra, onde nesse momento falamos na escala de milhões de anos.
Quando começa a pré-história? Bom....ela começa com o surgimento do homem, mas podemos marcar uma data com exatidão a cerca desse surgimento? Claro que não, afinal de contas não existe essa exatidão (não tem como você afirmar que o homem surgiu no dia 7 de fevereiro de 7 milhões de anos atras). E esse é um dos argumentos que eu uso para não utilizar datas quando falo sobre pré-história, a grande quantidade de datas distintas que podem aparecer, outro é a diferença entre tempo histórico e cronológico, mas essa discussão deixo para depois.
Tradicionalmente a pré-história esta dividida em dois grandes momentos, o Paleolítico e o Neolítico. Vamos a eles:
#Paleolítico:
Tem o seu início com o surgimento do homem e vai até o momento em que esse homem passa a viver da agricultura e pecuária. Tem como características o nomadismo, habitação em abrigos naturais e a utilização de ferramentas feitas com lascas de pedra. Economicamente temos a caça, pesca e coleta de frutas e raízes. Sendo uma economia coletora, sem a existencia de excedentes, não existe comércio, afinal de contas não temos sobras comercializáveis. Não há propriedade privada da terra e portanto não temos diferenças sociais, mas isso não significa a ausência de autoriadade. Por exemplo, o melhor caçador dirige a caçada, mas sua autoriade termina no momento em qua a presa é abatida. Uma grande descoberta do período foi o fogo, capaz de aquecer, cosinhas os alimentos e afastar os animais perigosos. Um elemento interessante é a existência do matriarcado, provavelmente fruto do fato da mulher poder gerar a vida. Como manifestações culturais temos as pinturas rupestres, retratando principalmente caçadas.
#Neolítico:
Tem seu início no momento em que o homeme passa a viver da agricultura e pecuária e vai até o surgimento do Estado. Eu particularmente gosto muito dessa definição, usando o Estado como balisa, afinal de contas é nesse momento que temos a civilização. A escrita é utilizada mais tradicionalmente mas temos civilizações como os Incas, que não tinham escrita, por isso prefiro o Estado, mas sem perder a atividade letrada de vista. Nesse momento o homem passou a trabalhar com instrumentos de pedra polida, mas esse não é o grande avanço do período. Com a agricultura e pecuária dominadas, a vida do homem se transforma de uma forma completa, não apenas com a sedentarização. Absolutamente tudo no homem muda, sua política, economia, religião, estilo de vida, enfim, uma verdadeira revolução, a Revolução Neolítica. Com a produção de alimentos a economia passou a ser produtora, com excedentes o que permitiu um comércio rudimentar. Com o passar do tempo surgem distinções sociais, propriedade da terra, diferenças entre ricos e pobres. Uma sociedade que outrora era igualitária se torna cada vez mais baseada na posse da terra e na utilização do trabalho alheio. Como manifestações culturais podemos citar a fiação, tecelagem e cerâmica.
#Existem ainda duas fases de transição dentro da Pré-História:
=> Mesolítico: fase de transição entre Palolítico e Neolítico. Claro que essa passagem não se deu da noite para o dia. Uma consideravel quantidade de tempo foi necessário para consolidar o conhecimento sobre a agricultura. Nesse momento temos uma mescla de características entre paleolítico e neolítico. Por exemplo, o homeme nesse período era semi-nômade e praticava uma agricultura rudimentar (não vive dela, apenas completa a sua dieta)
=> Idade dos Metais: fase de transição entre o Neolítico e a Civilização. Foi quando o homem passou a trabalhar com metais. Primeiro o Cobre, de fácil manuseio, seguido do Bronze, uma liga metálica composta por cobre e estanho e por fim, o Ferro, de um manuseio muito mais dificil.
Bom, era isso
Grande Abraço
p.s.: desculpem os erros de português

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Cadu! Valeu!