Situação européia
- Efeitos da 1ª Guerra Mundial.
- Problemas causados pela crise do capitalismo.
- Incapacidade da Democracia Liberal em resolver seus problemas.
- Avanço de idéias de esquerda.
Características do Fascismo
- Totalitarismo: nada deve vir acima do estado, que tem o controle absoluto.
- Nacionalismo: a nação é a mais perfeita forma de sociedade que a humanidade conseguiu construir.
- Militarismo: fortalecimento dos exércitos para a defesa e o expansionismo.
- Antiliberalismo: ausência de liberdade sindical, econômica e de imprensa.
- Idealismo: nada era impossível.
- Anticomunismo: aversão ao comunismo.
- Expansionismo: incorporação de territórios.
- Uma das características do Fascismo é a exaltação do chefe, segundo a qual um grande povo necessita de um grande homem como guia e a ele deve-se total obediência. Na Itália, Mussolini foi considerado o Dulce, o condutor. Em muitos lugares, inclusive nas salas de aula, figurava a seguinte frase: Mussolini nunca erra.
Fascismo Italiano
- Situação da Itália após a 1ª Guerra – crise econômica, desemprego, miséria e inflação. Governo incapaz de deter a crise. Agitações, greves e avanço de idéias de esquerda atemorizavam a burguesia.
- Mussolini, ex-combatente da 1ª GM e ex-socialista organizou os fascios de combate (1919) grupos de choque para por fim às manifestações.
- 1921 foi fundado o Partido Nacional Fascista.
- 1922 – Marcha sobre Roma, onde milhares de partidários se direcionaram para a capital.
- Vitor Emanuel III entrega o cargo de 1° ministro para Mussolini.
- 1924 – fascistas ficaram com a maioria das cadeiras do Parlamento iniciando uma grande repressão contra opositores.
- 1925 – Mussolini se torna o Dulce, concretizando o Estado fascista que pregava a harmonia entre patrão e empregado com o desenvolvimento do ideal corporativista. Trabalhadores organizados em sindicatos, governavam o país através do Partido fascista, identificado com o Estado
- 1929 – Tratado de Latrão
- Crise de 1929 – atinge a Itália. Para tentar superá-la, aumentou a produção de armamentos e para a expansão territorial.
- 136 – Itália invadiu a Abissínia (Etiópia). A Sociedade das Nações, nada fez.
- Mussolini aliou-se à Alemanha e ao Japão em diversas questões internacionais, como o Pacto Anti-Komintern.
Nazismo
- Fim da 1ª GM e Tratado de Versalhes.
- Desemprego, inflação, violência e um profundo descontentamento.
- 1918 – criação da República de Weimar
- 1919 – foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. A frente dele estava Adolf Hitler, nacionalista que conquistou um grande número de adeptos.
- Organização das AS, ou Tropas de Assalto, grupos para-militares que intimidavam e perseguiam seus opositores.
- 1923 – Putsh de Munique – tentativa de golpe fracassado, Hitler acaba preso.
- Na prisão escreve Mein Kampf (Minha Luta) onde expôs os fundamentos do Nazismo – Nacionalismo, totalitarismo, anticomunismo, antisemitismo e o espaço vital.
- 1924 – a Alemanha começa a se estabilizar – capitais estrangeiros.
- 1929 – Crise
- 1930 – grande vitória nazista nas eleições, três anos depois Hindenburg nomeou Hitler Chanceler – o Nazismo chega ao poder.
- Em 1934 com a morte de Hindenburg, Hitler ocupa o cargo de presidente e adotou o título de Führer anunciando a fundação do III Reich.
- Através de uma bem organizada propaganda, liderada por Joseph Goebbels, a sociedade alemã e, principalmente, a juventude sofriam uma forte doutrinação.
- O Estado nazista intervinha em todos os setores da economia, promovendo o crescimento industrial e a construção de obras públicas (absorves mão-de-obra).
- O desenvolvimento industrial levou a busca por mercados consumidores e a expansão territorial.
Outros exemplos de Fascismos
- Salazarismo: fascismo em Portugal através de Antonio de Oliveira Salazar, um governo iniciado em 1933 que teve seu termino apenas em 1974 com a Revolução dos Cravos.
- Franquismo: após uma vitória eleitoral de grupos de esquerda ocorreu um golpe de estado liderado por Francisco franco, iniciando uma guerra civil na espanha. É interessante citar o apoio Alemão às forças fascistas da Espanha. O Franquismo durou até 1975.
- Ação Integralista Brasileira: liderada por Plínio Salgado, contou com o apoio de diversos setores da sociedade. Foi uma adaptação das idéias fascistas ao contexto brasileiro.
II Guerra Mundial (1939 - 1945)
- Mundo em depressão.
- Ineficiência da Sociedade das Nações.
- A busca pelo Espaço Vital – a integração das populações alemãs que viviam na Austria, Sudetos e em Dantzig na Polônia. Os sudetos foram anexados por Hitler e reconhecidos pela Inglaterra e França na Conf. De Munique. Mas é a invasão da Polônia que serve como estopim para a Guerra.
- Blitzkrieg – guerra-relâmpago com a ocupação da Dinamarca, Noruega, Bélgica e Holanda. O sucesso de Hitler promove o afastamento de Chamberlain que foi substituído por Winston Churchill.
- Tanques alemães rompem a Linha Maginot e em junho de 1940 ocorre a invasão de Paris. Inicio da resistência francesa com o Gen. De Gaulle a frente dela.
- Em 1941 (após conquistar a Grécia, Bulgária e Iugoslávia) Hitler se volta contra a URSS em 1941. O inverno rigoroso e a resistência dos soviéticos obrigaram os alemães a recuar.
- 7 de dezembro de 1941 – ataque japonês em Pearl Harbour – EUA entra na guerra.
- A partir de 1942 os aliados passaram a obter várias vitórias. EUA forçam os japoneses a recuar, no norte da África os ingleses vencem os alemães assim como os soviéticos derrotam as forças nazista em Stalingrado.
- Nesse mesmo ano navios brasileiros são afundados por submarinos alemães.
- 1943 – aliados desembarcam na Sicília. Vitor Emanuel III destituiu Mussolini do cargo de 1° ministro, este refugiou-se no norte da Itália onde resistiu até 1945.
- 6 de junho de 1944 – desembarque na Normandia (Dia D). Iniciava-se a decadência da Alemanha.
- 2 de maio de 1945 aliados chegam em Berlim. No dia 8 a Alemanha assina o armistício.
- A guerra no pacífico durou até o lançamento das armas nucleares em Hiroshima e Nagasaki. O Japão se rende em 15 de agosto de 1945. está terminada a 2ª Guerra Mundial.
Acordos de Paz
- Conferência de Teerã (1943): Stálin, Churchill e Roosevelt – planos sobre a Normandia e direitos da URSS sobre o Leste Europeu.
- Conferência de Yalta (1945): partilha do mundo.
- Conferência de Potsdam (1945): tribunal de Nuremberg, divisão da Alemanha.
- Conferência de São Francisco (1945): ONU
O mundo do pós-guerra
- Somados todos os afetados pela guerra – 50 milhões de mortos.
- Grandes cidades forma destruídas, transportes e comunicação interrompidos, pontes, rodovias e ferrovias destruídas.
- EUA apesar dos gastos, cresceu industrialmente, expandiu o seu comércio e acumulou uma enorme quantidade de ouro.
- Socialismo se expandiu na Europa e o mundo se dividiu em dois blocos: o capitalista, liderado pelos EUA e o socialista, liderado pela URSS.