Postagens populares

3 de set. de 2006

América espanhola: da conquista à independência

AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES DA AMÉRICA

Muito antes da chegada de Cristovão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal- como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil- até vastos impérios, como era o caso dos Incas, Maias e Astecas. Muitas dessas civilizações desapareceram em conseqüência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcam o nosso continente até os dias de hoje.

A Civilização Maia

A Civilização Maia desenvolveu-se na península de Iucatã, na região que hoje corresponde ao sul do México, Guatemala e Belize.

Na economia, a agricultura foi a atividade fundamental. Além do milho, que era o principal produto, plantavam também o algodão, o tomate, o feijão, a batata e o cacau. A terra pertencia ao Estado e era cultivada coletivamente. A caça e a pesca eram atividades econômicas complementares e desconheciam a pecuária. No artesanato realizaram notáveis trabalhos: tecidos, objetos de cerâmica, lapidação de pedras preciosas, etc. Desenvolveram um importante comércio com os povos vizinhos.

A sociedade estava dividida em quatro camadas sociais: Nobres, eram os chefes guerreiros que lideravam a administração pública; Sacerdotes, tinham o controle da religião; Povo, compunha a grande maioria da população e eram os trabalhadores que se dedicavam à agricultura, às construções e ao artesanato; Escravos, em pequeno número, geralmente prisioneiros de guerra ou condenados por algum delito cometido.

Na política, não chegaram a constituir um Estado centralizado. As cidades eram independentes, governadas por um chefe, que dirigia a política e recebia impostos, assessorado por um conselho formado por nobres e sacerdotes.

Na religião, havia um grande número de divindades, que representavam a chuva, o trovão, o raio, a seca, a guerra, a tempestade, e para elas foram construídos grandes templos.

Nas artes, os Maias destacaram-se na arquitetura, com a construção de templos e palácios. Também desenvolveram a pintura e a escultura.
Nas ciências
, desenvolveram a matemática e a astronomia.

A Civilização Inca

Os Incas formaram seu império dominando as várias civilizações que habitavam a região dos Andes, na América do Sul. Compreendia os atuais territórios do Peru, Equador, parte da Colômbia, do Chile, da Bolívia e da Argentina.

Na economia, possuíam uma agricultura desenvolvida, com a plantação de dezenas de espécies vegetais, entre elas o milho, principal produto, a batata-doce, o tomate, a goiaba, a abacate, o amendoim, etc. Usavam a irrigação e os adubos. Domesticaram o Ihama, o guanaco, a vicunha e a alpaca, que serviam para o transporte e fornecimento de lã e couro. O comércio era feito em grandes mercados locais. Não conheciam a moeda.

A sociedade Inca estava dividida em três camadas sociais. A dos sacerdotes e a dos nobres era a dominante. A figura mais importante da sociedade era o Inca ou Imperador. Considerado o grande sacerdote do Sol, ficava à frente da hierarquia religiosa. Estas camadas privilegiadas estavam isentas dos impostos. O Povo, camada social não privilegiada, era formada basicamente pelos camponeses. Trabalhavam nas terras do Estado e do clero e pagavam um imposto em serviços, construindo obras públicas, participando do exército, explorando minérios etc. Também faziam parte desta camada social os artesãos.

Quanto à vida política, o Estado Inca foi uma monarquia teocrática. O imperador era ao mesmo tempo chefe religioso, civil e militar. Seu poder sustentava-se no culto ao Sol, pois ele era considerado a sua encarnação na terra.

Na religião, os Incas adoravam as forças da natureza, principalmente o Sol e a Lua. Havia também o deus do trovão, do arco-íris, dos planetas, etc.

Nas artes, o grande destaque ficou com a arquitetura. Construíram grandes palácios, fortalezas e templos.

No campo das ciências, os Incas criaram um sistema de numeração decimal. Na medicina, usavam ervas para o tratamento de doenças.

A Civilização Asteca

Os Astecas ocupavam uma região que se estendia da atual Guatemala até o México.

A economia baseava-se na agricultura, com o cultivo do milho, tabaco, feijão, pimenta, tomate, cacau, baunilha, algodão, etc. A propriedade da terra era do Estado.

O comércio foi largamente desenvolvido. Como não conheciam a moeda, as trocas eram diretas. O artesanato também foi de grande importância, movimentando o comércio interno e externo. Confeccionavam tecidos com fibras vegetais, faziam machados e outros instrumentos de cobre.

A sociedade dos astecas estava dividida em camadas bastante diferenciadas. A mais alta era a dos Nobres que abrangiam várias categorias: o governante e sua família, os sacerdotes e os chefes guerreiros.Os comerciantes formavam uma camada social à parte, que gozava de grande privilégio junto ao governo, porque funcionavam com espiões. Abaixo, vinha a camada formada por agricultores, artesãos e pequenos comerciantes que eram obrigados a pagar pesados tributos. A camada mais baixa da sociedade era formada pelos escravos.

Quanto à vida política, no princípio, os astecas viviam sob a autoridade de um chefe político, com poderes absolutos. Mais tarde, foi adotada a monarquia eletiva.

Na religião, os astecas eram politeístas e uma das principais divindades era a Serpente Emplumada, que representava a sabedoria.

Quanto às artes e ciências, os astecas desenvolveram particularmente a arquitetura, com técnicas avançadas de construção. Criaram um calendário cujo ano tinha 365 dias. Conheciam várias plantas medicinais, das quais faziam remédios.

A Colonização Espanhola

Após a chegada de Colombo na América em 1492 e, em função, do interesse espanhol na busca de metais preciosos foram organizadas, no século XVI, várias expedições com o objetivo de reconhecer e conquistar o continente americano.

Uma destas expedições (1519), foi a do fidalgo Hernan Cortés que tinha o objetivo de saquear a civilização asteca. Cortés dominou o México destruindo uma brilhante civilização, saqueando suas riquezas, exterminando a população indígena e submetendo ao trabalho forçado os sobreviventes, até eliminá-los com maus-tratos, doenças e fome.

A civilização maia foi dominada pelos espanhóis a partir de 1523, quando Pedro Alvarado, enviado de Cortés chegou na península de Yucatán, na América Central. Os maias foram submetidos ao trabalho forçado, perderam sua identidade cultural e acabaram destruídos.

Os incas habitavam na América do Sul tendo como centro de seu império, o Peru. Quando os espanhóis chegaram (1531) comandados por Francisco Pizarro e Diego Almagro, o império encontrava-se enfraquecido devido a luta dos irmãos Huáscar e Atahualpa pelo poder. Este enfraquecimento auxiliou a dominação. Mesmo assim somente 40 anos depois, com a morte do último imperador, Tupac Amaru, o império inca terminou.

A maior conseqüência da conquista européia na América foi o genocídio dos povos pré-colombianos. Quando os europeus chegaram haviam 80 milhões de nativos e um século depois menos de 10 milhões de habitantes.

As bases da Colonização Espanhola

A colonização espanhola na América foi orientada pela prática mercantilista. O rei dirigia a empresa colonizadora, a burguesia detinha o monopólio do comércio colonial e à nobreza cabiam as funções administrativas.

As relações entre a metrópole espanhola e suas colônias na América eram regidas pelo Pacto Colonial.

A Administração Espanhola

As terras americanas eram consideradas propriedade dos reis espanhóis. No início, as terras foram entregues aos chefes conquistadores, os adelantados com amplos poderes como construir fortalezas, fundar cidades, evangelizar os índios e deter o poder jurídico e militar.

Com a descoberta das minas e ouro e prata, a Coroa Espanhola redefiniu a administração da América. As terras foram divididas em quatro vice-reinos: Nova Espanha, Nova Granada, Peru e Rio da Prata. Ao lado deles, criou quatro capitanias gerais: Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.

Foram criados órgãos estatais sediados na Espanha e na América.

Na Espanha:

-Conselho das Índias: funcionava como Supremo Tribunal de Justiça, nomeava os funcionários das colônias e regulamentava a administração da América;

-Casa da Contratação: Responsável pelo comércio colonial, combatendo o contrabando. Fiscalizava o recolhimento do quinto.

Na América:

A autoridade principal era o Vice-rei. Tinha tantos poderes que o rei criou as audiências para vigiá-lo. Eram tribunais que também tinham tarefas de administração e fiscalização. Haviam também os Cabildos, que constituíam-se nas câmaras municipais da povoação, onde só participavam homens ricos e de prestígio (criollos).

A Igreja era intimamente ligada ao Estado e, através de instrumentos como as Missões Religiosas, contribuía para manter o domínio espanhol sobre as sociedades coloniais, mas, parte do Clero católico se opunha à exploração do indígena, destacando-se os frades Bartolomé de Las Casas e Antonio Montesinos. Entretanto, as leis de proteção ao nativo sempre foram desrespeitadas. Os jesuítas orientavam seu trabalho para a formação de reduções, onde viviam milhares de indígenas que eram alfabetizados e catequizados e se dedicavam à agricultura, à pecuária e ao artesanato. Com relação à escravidão do negro, a Igreja pouco se manifestou.

A Sociedade colonial espanhola

Socialmente, havia dois grupos: os brancos privilegiados.

-Chapetones: espanhóis nascidos na Espanha. Ocupavam os melhores cargos administrativos e também militares.

-Criollos: espanhóis nascidos na América. Formavam a elite proprietária (donos das propriedades rurais e das minas)e eram excluídos dos cargos dirigentes.

O Povo era composto por mestiços, índios e escravos que representavam a força produtiva, trabalhavam para enriquecer seus senhores.

A Economia

A economia predominante na América espanhola era de base mineradora, baseada no Pacto Colonial. Para que a fiscalização fosse efetiva, foi instituído o sistema de porto único, ou seja, toda mercadoria originária das colônias americanas deveriam desembarcar, obrigatoriamente, no porto de Cádiz.

A organização do trabalho indígena se deu através da Mita e da Encomienda. Em outras regiões onde escasseavam os indígenas, foi introduzida a escravidão negra.

- Encomienda: tipo de trabalho usado na agricultura, sem salário, obrigatório.

- Mita: tipo de trabalho temporário (4 meses por ano) e obrigatório do índio nas atividades mineradoras, era um trabalho realizado em condições precárias e tinha características de trabalho forçado. O salário era reduzido.

Na agricultura, destacavam-se os plantation, latifúndios voltados para o mercado externo (açúcar, tabaco, cacau) e as hanciendas, latifúndios que visavam o mercado local e produziam trigo, milho, lã e erva-mate.

A Espanha, nesta época, ainda era um país basicamente feudal. Por isso, o ouro e prata iam principalmente para o estado e a nobreza, pouco influenciando a burguesia. Com esta riqueza a Espanha importava manufaturas inglesas ao invés de investir no seu setor produtivo. Uma frase sintetiza esta situação: “O ouro deixou buracos na América, palácios na Espanha e fábricas na Inglaterra”. Além disso, o contrabando rolava solto na América, levando também grande parte do ouro espanhol.

A Independência na América Espanhola

No final do século XVIII e início do século XIX, o pensamento iluminista de liberdade econômica e política derrubou os entraves para que ocorresse o avanço do capitalismo.

Alheio às mudanças que ocorriam, o Império Colonial Espanhol continuava com as mesmas condições políticas e econômicas do início da colonização.

A colônia continuava sob o pacto colonial que a impedia de produzir manufaturas e a obrigava a comerciar diretamente com a metrópole.

A sociedade colonial estava dividida em: Chapetones (espanhóis, nascidos na metrópole, e que vinham para a América, atuar nos mais altos cargos políticos e econômicos); Criollos (descendentes de espanhóis, nascidos na América. Eram grandes proprietários rurais e mineradores, mas estavam excluídos do comércio exterior e não tinham participação política ou social, pagavam elevados tributos e defendiam o liberalismo econômico e político); Mestiços (branco/índio),artesãos e criados domésticos; Massa indígena e Escravos Negros.

Na segunda metade do século XVIII, surgiram algumas tentativas de lutar contra a opressão dos colonizadores portugueses e espanhóis. No Peru, sob a liderança de Tupac Amaru, a revolta foi sufocada. No Brasil, com a participação de Joaquim José da Silva Xavier, ocorreu a Inconfidência Mineira, sufocada com violência.

Para os Criollos, considerados como a elite da América Espanhola, era necessário libertar-se do domínio da metrópole, que impedia o livre comércio com outras nações, especialmente a Inglaterra.

Também o governo inglês tinha especial interesse em ampliar o mercado consumidor para os produtos surgidos em grande escala, com a Revolução Industrial. Desenvolvendo seu processo de industrialização, os ingleses tinham interesse em quebrar o monopólio espanhol.

A Independência dos Estados Unidos também contribuiu decisivamente para desenvolver entre os Criollos o desejo de romper as amarras impostas pela metrópole espanhola. Além disso, desde o início do século XIX, os Estados Unidos pretendiam ampliar sua influência econômica e política, lançando a Doutrina Monroe: “A América para os Americanos”. No entanto, o que eles pretendiam realmente era “A América para os americanos do norte”.

O desejo das colônias latino-americanas de tornarem-se independentes também foi fomentado pela invasão da Espanha, pelo exército Napoleônico (1808). Os espanhóis formaram uma Junta para combater os franceses. Nas colônias, os Criollos lideraram estas Juntas Governativas, organizados em Cabildos (câmaras municipais). Na verdade, os Criollos pretendiam disfarçar suas intenções e promover a independência das colônias e assumir o comando administrativo das mesmas.

A partir de 1810, com o apoio da Inglaterra, surgiram as primeiras tentativas de emancipação no México, Venezuela, Buenos Aires, Lima, Caracas e Bogotá. No entanto, foram derrotadas pelos espanhóis.

Neste período, surgiram líderes que compreenderam a necessidade de união da elite Criolla com o restante da população.

Simon Bolívar e San Martin foram os nomes que se destacaram na luta pelas emancipação das colônias latino-americanas.

Em 1811, o Paraguai se torna independente. Em 1817, San Martin liberta o Chile. Em 1821 o Peru se torna independente. A Bolívia em 1825.

Os movimentos de independência das colônias espanholas na América foram sangrentos e com base no endividamento externo, gerando governos autoritários. As guerras de independência puseram em evidência, na América Espanhola, a figura do “caudilho”, chefe político e militar, cuja atuação política baseava-se na autoridade pessoal forte e paternalista perante o povo, na utilização de exércitos pessoais na repressão às camadas populares rebeldes e nas disputas entre oligarquias, na manutenção do poder político por meio de eleições fraudulentas e na permanência do modelo agro-exportador. O “caudilhismo” era fruto da anarquia política, da desordem e do atraso econômico.

A situação da América Latina permaneceu sem alterações após a independência. Não houve desenvolvimento industrial e estes países continuavam exportando matéria-prima e importando produtos industrializados europeus, agora mais diretamente da Inglaterra. O controle do poder passou para as mãos da oligarquia rural, dos Criollos. A grande massa populacional continuou sendo explorada nos latifúndios agrícolas. Índios e mestiços, que participaram do processo de independência, foram excluídos do poder.

43 comentários:

Anônimo disse...

magnifico! muito bom!

Anônimo disse...

Obrigada! Esta pesquisa me ajudou muito no meu trabalho.
Valeu!

Anônimo disse...

realmente eu tava procurandoatealgo q me explicasse a america espanhola e esse site foi perfeito!!!!!

Anônimo disse...

Obrigada, muito bem escrita e ainda me ajudou na minha pesquisa.
Parabéns!

Anônimo disse...

VC FOI UM SALVADOR DA PATRIA NO ULTIMO ROUND CONSEQUIR ACHAR O QUE PRECISAVA.JÁ ESTAVA PENSANDO EM DESISTIR E PEDIR QUE A PROFESSORA ME DESSE LOGO UM ZERO.

Anônimo disse...

Era pra ontem, mas a professora me deu mias um dia, valeu!!!!!
E adorei a Civilização Inca!

Anônimo disse...

muito obrigado se não fosse esse site meu trabalho estaria perdido!!!!!

Anônimo disse...

realmente eu tava procurando algo que me explicasse a america espanhola e esse site foi perfeito!!!!
Parabens a vcs que fisseram...
Muito bom...
Bom eu gostei muitas outras pessoas irão gostar tbm!
bjss...

Anônimo disse...

WOW essa pesquisa me ajudou ºra caramba no meu trabalho!!!!

Anônimo disse...

não encontrei o que queria!!!

Unknown disse...

voce é o cara, adorei seu trabalho.Eu adoro assunto relacionados á História, Valeu!

Anônimo disse...

kramba!!!! O seu trabalho tah perfeito!!!! Adorei!!!! Concordo com o Guilherme: VC EH O CARA!!! Parabéns!!!!

Anônimo disse...

vlw meu trbalho fikou mto completo... tiro dez tranquilo... vlw

Larissa Rocha disse...

Estou adimirada com a exatidão e completidade de não sómente este,mas os assuntos em geral que você relata.Preponderândo a conclusão das pricipais características,realmente mais comentadas e procuradas.
Interessante que pegaste referência de todas as áreas,tanto ciência como teologia e arquiologia, achei umaximo!
Eu lhe add por msn,gostaria que me aceitasse.
Larissa.

Anônimo disse...

Ronaldooooooooooo

Anônimo disse...

Imagens....

Unknown disse...

NOTA MIL

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Nota 1000000! ! !

Se não fosse isso eu tiraria 0 na prova de historia.
Ai esta tudo que caiu na prova.
Obrigadão mesmo.
Vlwww.....

Robson disse...

Vlw Salvou o meu Trabalho Continuem Assim

Unknown disse...

po foi bom,mas na minha opniao tinha que ter mais detales sobre a violencia economica orcorrida na américa espanhola.e tambem tinha uqe ter o trabalho :encomienda que era a mao-de-obra coletiva aos mineradores espanhois mas apesar de tudo eu considero o texto como bom.

Parabéns porque nada é perfeito.

Pimy disse...

adorei o seu blog , muito bom mesmo. sou estudante e estou me preparando desde o começo do ano para o vestibular . e encontrei aqui boas postagens , que me ajudaram muito. PARABÉNS :)

Anônimo disse...

Perfeito *o*

Anônimo disse...

EU Ñ ACHEI OQ QUERIA MEU ASSUNTO É SOBRE COMO A ESPANHA CONSEQUIU CHEGAR PRIMEIRO A AMERICA SE ELES ESTAVAM ATRASADOS SE VC CONSEQUIR A RESPOSTA FAVOR MANDAR POR E-MAIL
gabriela.cco2hotmail.com OBG...

:p laiis.... disse...

adoro essa pesquisa!!
otima ....meu trabalho ficou muito bom com esses conteudos
valeww....

:p laiis.... disse...

adoro essa pesquisa!!
otima ....meu trabalho ficou muito bom com esses conteudos
valeww....

Anônimo disse...

Vlw este site é muito fmz mas eu precisava de uma Introdução
pra amanhã se puder agradeço se num puder agradeço do mesmo jeito

Anônimo disse...

eu naum consigo achar nada do eu procuro e nesse site ñ tem nada nadinha do q eu procuro e eu preciso saber com URGENCIA; local onde se desenvolveu;periodo;organizaçao social;forma de governo;atividades produtivas aspectos culturais.

;Paramore disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!Que podre!rsrsrsrsrsrssrsrsr

anana disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que interesante ne?

Anônimo disse...

obg! ta melhor do q no meu livro eu so precisei da Ctrl+c e Ctrl+v e aparar umas coisas

Ian disse...

não há melhor

Eclipse,Lua Nova,Crepusculo disse...

olha, isso ajudou um pouco no meu trabalho agora vou ter que pesquisar mais. obrigada!

Anônimo disse...

Muito, AMEEEEI CARA, CONTINUE ASSIM, AAAH.. EXPOENTE NEGATIVO \O/

Anônimo disse...

Continuo sem saber quando surgiram as hanciendas.

Anônimo disse...

muuuuito bom !

Anônimo disse...

Quero saber as diferentes formas de trabalho compulsório instituído na América.

Anônimo disse...

Nussa esse site me ajudo mto... Obg *_* Familia Restart akii =D

thais disse...

muito obrigada me ajudou muito no meu trabalho de historia!!!

Anônimo disse...

Obrigado este site ajudou.me muito para a pesquisa para o meu trabalho de história :)

Genival Gerônimo disse...

Genival Gerônimo

essa pesquisa caiu como luvas,
me ajudou muito, valeu...

Genival Gerônimo disse...

Essa pesquisa me ajudou pra valer mesmo
caiu feito luvas
muito obrigado...

Genival Gerônimo disse...

Genival Gerônimo

essa pesquisa caiu como luvas,
me ajudou muito, valeu...

Bia e Belaah disse...

Adorei mtu bom!!!!!!