Postagens populares

9 de ago. de 2006

Iluminismo

Iluminismo

A Revolução Gloriosa marcou o fim do absolutismo na Inglaterra, criando assim, um país burguês = tudo que existe de recursos (tanto no campo material, quanto no campo humano) seria usado em favor da burguesia, gerando acumulo de capital, o que faz da Inglaterra o país mais rico da Europa.
As burguesias dos outros países perceberam que os ingleses conseguiram abater o Antigo Regime = o rei é deposto, acaba o absolutismo, acaba a sociedade estamental e acaba o Mercantilismo. Então, eles tentam fazer a mesma coisa, sobretudo na França que é "grudada" na Inglaterra. Tudo que se faz na Inglaterra, reflete na França e a burguesia percebeu que se não tomasse uma atitude quanto à destruição do A.R., eles seriam destruídos, pois os ingleses vão acumular toda a riqueza existente na Europa e os outros países vão empobrecer, as burguesias vão à falência (se não há lucro, não há como viver dentro do sistema capitalista).
Desse modo, torna-se necessário derrubar o A.R. e o processo mais traumático foi na França. Os principais filósofos iluministas estarão na França, os pensadores econômicos também.
A burguesia surgiu no Mercantilismo e tinha espaço = criava cartas de monopólio, concessões, falta de concorrência; assim a burguesia surge e vai tomando os espaços, mas vai chegar um momento em que a burguesia está tão grande que ela precisa acabar com o Mercantilismo, precisa assumir o controle da sociedade que era tripartida (Absolutismo nada mais é que um feudalismo transformado)
As 2 primeiras camadas não fazem nada e ainda acabam com a riqueza do Estado, enquanto isso todo o resto da população tem que trabalhar para sustentar as outras 2 camadas. Então deve-se destruir essa sociedade e criar uma sociedade de classes.
Maquiavel, Hobbes, Bodin e Bossuet diziam que o rei devia ser absoluto, agora a burguesia tem que pagar para filósofos para que estes combatam os ideais absolutistas, criando outras filosofias (deve-se negar os princípios mercantilistas e defender a igualdade entre os homens).
O Iluminismo é o momento (corrente) filosófica que tem como base a Razão. E os dois filósofos que não são iluministas, mas serviram de fundamento para a racionalidade foram René Descartes e Isaac Newton, são eles que vão dar a base para que o movimento aconteça.
René Descartes: Descartes dizia que o homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa. Criou o método cartesiano para explicar um assunto através de um ponto racional. O sobrenatural não existe.
Isaac Newton: diz que tudo o que existe no mundo respeita as leis físicas = o sobrenatural não existe.

Filósofos Iluministas

No Iluminismo, os principais filósofos foram: Locke, Montesquieu, Voltaire e Rousseau. As idéias desses filósofos foram o lema que dirige a sociedade burguesa: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". É com estes filósofos que se forma toda a estrutura social que vivemos hoje = a sociedade burguesa. Houve também os economistas que vão gerar o sistema capitalista liberal que vivemos hoje = o neoliberalismo.

John Locke: Locke foi um filósofo que atacou a concepção absolutista de Thomas Hobbes = o mundo vivia num caos, mas o homem criou o governo e formou-se a sociedade civil, essa sociedade foi feita em um acordo entre o governante e o governado e esse acordo jamais poderia ser rompido e essa impossibilidade de romper o contrato caracterizava o absolutismo. Locke concorda com a sociedade civil (o contrato), porém o contrato não só pode como deve ser rompido se o governante mostrar ser um mau governante = acaba o absolutismo. Se o rei é ruim, tira-o e põe outro. Isso existe até os dias de hoje.
O primeiro país que trouxe na sua constituição o princípio de Locke foram os Estados Unidos.
Locke também disse que os direitos individuais são dons, são nossos, ninguém pode mexer, as nossas habilidades e aquilo que conseguimos através delas também é nosso. Fala-se do individualismo das pessoas na sociedade e sobre a propriedade privada que pertence a uma determinada pessoa.
A teoria de Locke serve corretamente para a burguesia: direitos individuais assegurados, propriedade privada inviolável e a possibilidade de tirar os governantes se não estiverem atendendo a seus interesses.
Resumo: ataca Hobbes. Diz que podemos retirar o governante do poder se ele não estiver sendo bom; diz que a propriedade é um bem inviolável e defende o individualismo que cada pessoa tem.

Montesquieu: Montesquieu também vai combater o absolutismo, principalmente as idéias de Maquiavel = o rei pode fazer o que quiser, porque está acima das nossas regras morais e éticas. Montesquieu falava que isso está errado, porque quando uma pessoa detém todos os poderes na sua mão, essa pessoa faz mau uso do poder. Então ele diz que só se combate o poder com o poder, para isso deve-se fracionar o poder que é uno em três, então Montesquieu cria a tripartição dos poderes: 1-)Legislativo 2-)Executivo 3-)Judiciário.
Resumo: combate Maquiavel. dizia que o rei não podia ter poderes totais, porque ele faria mau uso do poder. Então, "somente o poder detém o poder" = cria-se a tripartição do poder em: executivo, legislativo e judiciário.

Voltaire: é o mais irreverente. Expõe sua filosofia em romances (mais fácil de ler). Ele diz que o Estado (monarquia) deve ser dirigido por um rei filósofo, ou então, um rei que tenha ministros filósofos, então ele defende a razão e os princípios iluministas para dirigir o Estado.
Resumo: ele defende a razão e os princípios iluministas par dirigir o Estado. O rei deve ser filósofo ou ter ministros filósofos.

Jean-Jaques Rousseau: Rousseau é o mais radical de todos, ao invés de ver os problemas da burguesia, ele vê os problemas do povo. Ele vai analisar as causas da pobreza e vai chegar à conclusão de que os problemas da sociedade na qual vivia eram causados pela propriedade privada (depois que ela veio, veio junto a pobreza) = isso vai contra os desejos da burguesia que defendia a propriedade privada, então Rousseau será um filósofo pobre (quem patrocinava os filósofos era a burguesia e como ele era contra os interesses desta, não receberá dinheiro).
Rousseau é um filósofo romântico, porque propõe a volta antes dos maus acontecerem. Por isso ele cria o mito do Bom Selvagem = o índio que vivia feliz e contente sem a propriedade privada. Esse mito pode ser comparado a uma criança que é pura, mas depois ela se torna ambiciosa (por causa da sociedade competitiva e da propriedade privada) e começam os problemas da sociedade.
Ele propõe a democracia = o governo do povo. É o único que fala em República (coisa do povo). "Devemos obedecer a voz da maioria". Ele é tão radical que vão considerá-lo o 1.º socialista, mas não foi. Socialismo só no séc. XIX (ainda está no XVIII).
Resumo: fala em igualdade social, democracia (o poder emanando da maioria), faz crítica à sociedade e à propriedade privada através do mito do Bom Selvagem.

Diderot e D'Alembert: eles vão juntar todo o saber burguês existente naquela época (fazem um convite a vários filósofos iluministas) em um Enciclopédia. Demoram 30 anos para fazê-la. Estando em livros, as pessoas que não podiam ver os filósofos, poderiam saber sobre suas idéias. Com isso, as idéias se espalharam com maior facilidade, ajudando a derrubar o Antigo Regime.
Resumo: vão juntar todo o saber burguês em uma Enciclopédia e fazendo assim, mais pessoas poderiam saber sobre as idéias dos filósofos e assim espalham os ideais para derrubar o Antigo Regime.

A sociedade (burguesa) na qual vivemos hoje é fruto das idéias feitas pelos filósofos do iluminismo que fazem uma série de idéias compostas na frase: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Fisiocratismo

Os economistas do Iluminismo vão mudar o pensamento econômico que antes era mercantilista para que houvesse a transformação do capitalismo mercantilista para o capitalismo liberal (industrial).
A mudança começa com uma "escola econômica" chamada fisiocratismo = "das atividades econômicas que se baseiam na natureza só temos a agricultura". Então, defende-se a agricultura, combatendo o mercantilismo (comércio). O homem mais importante do fisiocratismo é o médico Quesnay = foi o primeiro que percebeu que existe um mercado, onde existe produção e circulação de mercadorias, de serviços e de pessoas.
Para Quesnay o Estado JAMAIS deve intervir na economia, mas no Mercantilismo o Estado sempre intervinha = monopólios, cartas de concessão, preços, quantidade, qualidade. Com isso, ele defende a Liberdade Econômica. Ele defende que a agricultura é a única atividade que gera riqueza = o comércio é estéril (não produz riqueza, ele só passa a riqueza de um lugar para o outro) e a indústria também é estéril (ela não gera riqueza, apenas transforma a riqueza já existente), já a agricultura, por exemplo: com um grão de milho formam-se 3000 grãos, isto é, criou-se uma coisa que não existia.
Quesnay diz que a economia deve funcionar por si mesma, dizendo esta frase: "Laissez-faire, laissez-passer, le monde va de lui-même" (Deixar fazer, deixar passar, que o mundo vai por si mesmo) = liberdade econômica. Ele cria a "idéia da oferta e da procura" = quanto maior a procura do produto, maior o preço, quanto menor a procura e maior a quantidade de produtos, menor o preço. Se houver liberdade, produz-se e consome-se o necessário, há estabilidade do preço e equilíbrio.
Essas leis de mercado, Quesnay chamou de Leis Naturais = funciona como o corpo humano = sem um governo estabelecido = Ex.: respira-se involuntariamente = assim ocorrem as leis da oferta e da procura: elas acontecem!
Resumo: Quesnay defende a liberdade econômica, criticando o mercantilismo. Ele fala contra o comércio e a indústria, defendendo a agricultura. Fala que a economia é regida por leis naturais: "lei da oferta e da procura". Dizia que o Estado jamais deve intervir na economia.
Mas o problema é que Quesnay só é favorável à agricultura e da posse da terra, mas isso não interessa à burguesia = tem que falar bem da indústria, do comércio e é por isso que houve o avanço das idéias. Passa-se, então, do Fisiocratismo para o Liberalismo Clássico (agora são economistas) e o fundador é o escocês Adam Smith.

Liberalismo Clássico

Quesnay só é favorável à agricultura e da posse da terra, mas isso não interessa à burguesia = tem que falar bem da indústria, do comércio e é por isso que houve o avanço das idéias. Passa-se, então, do Fisiocratismo para o Liberalismo Clássico (agora são economistas) e o fundador é o escocês Adam Smith.

Adam Smith: Smith vai criticar o Mercantilismo e dizer a mesma coisa que Quesnay falou sobre a liberdade (ela deve existir). Ele disse que o Estado só deve intervir na economia para fazer o trabalhador trabalhar, pois para Smith: "O trabalho é a riqueza das nações" = Ex.: no Mercantilismo, Portugal possuía o metalismo (exploração de ouro e prata) e os metais vinham do Brasil, mas como Portugal não produzia nada, teve que comprar produtos da Inglaterra e ela é que ficou rica. O mesmo ocorreu com os EUA que tinham capacidade de produzir (trabalho). Com isso, se o trabalho é a riqueza das nações, então todas as atividades são abençoadas: a agricultura, a indústria e o comércio. Esse pensamento serve corretamente para a burguesia.
Smith ainda fez a idéia da Harmonia de Interesses = para Smith, o capitalismo geraria tanta riqueza que todo mundo ia ficar rico: "o homem, procurando seu lucro individual, inconscientemente traz benefícios para toda a comunidade". Ele achava que o patrão iria abrir um negócio e gerar vários empregos, mas há um problema, pois não se menciona o salário que, devido à ambição do patrão, seria muito pequeno. Smith só aborda a quantidade de empregos, mas não a qualidade do emprego: "buscando-se o lucro, causa-se a desgraça alheia". Portanto, essa teoria não acontece, não funciona, mas como a teoria é otimista, ela faz com que o trabalhador se confunda. Então, quando se diz que o bem estar sendo distribuído para todos e que o interesse do patrão está junto com o interesse do empregado, o trabalhador confunde a sua riqueza com a do patrão e vai cuidar bem dessa riqueza, mas o patrão sabe aquilo é só dele. Com isso, Smith é a favor do patrão (burguês).
Smith também dividiu o trabalho em partes (fases), antes o trabalho era artesanal (uma pessoa começava e terminava o produto), mas esse trabalho gerava produtos muito caros, em pequena quantidade e, às vezes, um diferente do outro. Com o trabalho em partes, cada trabalhador faz uma função e, assim, não precisa pensar para fazer o trabalho, torna-se algo mecânico e a produção vai mais rápida, com isso, o produto vem em maior quantidade para o mercado e mais barato, além disso, os produtos em série são iguais (com qualidades iguais), isso trazia competitividade (o produto do artesão não seria mais comprado); era bom para o patrão, mas o operário (trabalhador) teria que trabalhar bem mais para ganhar bem menos = favorece-sede novo o burguês.
Resumo: foi o introdutor do capitalismo liberal, ele falou várias coisas, entre elas defendeu a liberdade econômica, ele dividiu o trabalho em fases, falou sobre a Harmonia de Interesses ("o homem procurando seu lucro individual, inconscientemente traz benefícios para toda a comunidade") e todas essas idéias são favoráveis ao patrão.

David Ricardo: Ricardo já vive na época em que se viu que a teoria de Smith estava errada quanto à distribuição da riqueza = ela passou a ser concentrada nas mãos de poucos, mas Ricardo não vai defender o lado da população. Ricardo é um especulador = ele era professor duma universidade e quando ele entrava na bolsa de valores e comprava ações de uma pequena empresa, então todos achavam que era um bom negócio e compravam também, assim o preço das ações subia e Ricardo vendia as suas ações e desse modo ia ganhando muito dinheiro = essa é a chamada especulação.
Ricardo criou a Lei Férrea dos Salários = definia quanto deveria ser o salário do trabalhador = dizia que o salário deveria ser o suficiente para que o sistema se reproduza = trabalhador não pode morrer de fome, se morrer, é o fim do capitalismo = só funciona com duas coisas: com o Capital (dinheiro, prédio, máquinas,...) e o Trabalhador. Para manter vivo o trabalho, depende-se da comida, então o salário deveria ser o suficiente para comprar a comida e alimentar os trabalhadores e a família, com isso, se o preço da comida subir, o salário também deve subir e se o preço da comida descer, o salário também deve descer para que o trabalhador não se torne "vagabundo".
Ricardo também disse como se deve calcular o preço final do produto: deve-se somar o que gasta com matéria-prima, energia, desgaste do maquinário e o gasto com o salário, com essa soma se obtém o Custo, aí vê a procura do produto no mercado, se tiver grande procura, terá um preço maior e o Lucro será maior. "Custo + Lucro = Preço do Produto". Karl Marx dizia diferente: o salário do trabalhador deve ser o preço daquilo que ele produziu, com isso, o patrão não ganharia nada (ele não existiria) = socialismo.
Ricardo também disse sobre a Lei dos Rendimentos Decrescentes, isto é, quanto devemos investir na empresa para que não se tenha prejuízo, pois nos primeiros investimentos, os rendimentos serão grandes, mas depois, se investir mais, os rendimentos vão diminuindo até começar a perder dinheiro. Ricardo, então, traça uma margem de satisfação (ideal), se passar disso, os investimentos não passarão a ter o mesmo rendimento (rendimento decrescente).
Resumo: ele falou da Lei Férrea dos Salários, onde o salário do trabalhador deve estar relacionado ao preço da comida para que este não morra de fome. Definiu qual deve ser o preço do produto (custo + lucro) e falou da Lei dos Rendimentos Decrescentes que serve para calcular a quantidade de investimentos que um empresário deve realizar numa empresa para ter o máximo de lucro, evitando os excessos.

Thomas Robert Malthus: Malthus tinha como preocupação o crescimento da população. Malthus criou a Teoria Malthusiana = comida cresce em ritmo de Progressão Aritmética (1, 2, 3, 4,...) e a população em ritmo de Progressão Geométrica (1, 2, 4, 8,...), ou seja, em um momento vai haver mais gente do que comida e vai haver uma grande crise. E dizia que as guerras e as pestes eram boas porque limitavam o crescimento da população. Por haver mais pobre, ele é responsável pela crise, ele não consegue se conter sexualmente e tem muitos filhos. E para limitar os filhos, tem que se diminuir o salário.
Resumo: ele diz que faltará comida, pois enquanto a comida cresce em P.A., a população cresce em P.G.; e o principal culpado é o pobre, então deve-se baixar o salário do pobre para que este tenha menos filhos.

Jean Batista Say: Say cria a teoria de que tudo que é produzido, será consumido, então não deveriam haver estoques porque alguém sempre iria comprar o produto. Isso prejudica o trabalhador porque impossibilita de ser considerado um consumidor, portanto, o trabalhador não precisa ganhar altos salários para consumir também, porque sempre alguém vai comprar.
Essa teoria (Lei) de Say está errada e será negada várias vezes na prática. O melhor exemplo é a crise de 1929 (ocorreu um grande acúmulo de produtos que não conseguiram ser vendidos). Se o capitalismo não for monitorado e se não houver um Estado para controlar o pagamento dos salários e impedir que os salários caiam a um nível muito baixo, vai acontecer o fenômeno da Superprodução (muitos produtos que não serão absorvidos pelo mercado). Em 1929, o capitalismo passou pela sua pior crise, onde havia a superprodução e o subconsumo. Com uma crise, as ações caem, a moeda se desvaloriza, os produtos ficam estocados, etc..
Resumo: dizia que tudo que é produzido, será consumido = não existem os estoques, com isso, o pobre não é considerado um consumidor (outros irão comprar o produto), então não precisa ter salários altos.

John Stuart Mill: Mill vai falar contra o sindicato.
» O sindicato tem a função de amenizar a exploração do dono para cima dos trabalhadores.
Mill dizia que o sindicato faria greves e com as greves, ele dizia que muitos trabalhadores seriam demitidos para que se pudesse subir o salário do restante, mas esse restante que ficou teria que trabalhar bem mais para compensar a produção. Portanto, para Mill, o sindicato demite pessoas e faz com que outros trabalhem mais para compensar a produção.
Essa idéia está errada, ele contou essa estória para favorecer a burguesia, pois não haveria apoio aos sindicatos e não haveria greves, pois com greves, não há produção, nem dinheiro.
Resumo: ele diz que os sindicatos são responsáveis pelo desemprego e ele diz isso para que não haja greves, pois se há greve, não há produção, nem lucro.

Despotismo Esclarecido

Algumas idéias formadas pelo Iluminismo chegam aos ouvidos do rei (Antigo Regime). Os reis percebem que algo deve ser feito para se modernizar os seus reinos, então eles vão usar algumas idéias do Iluminismo para modernizarem seus reinos, por isso são chamados de déspotas (rei absoluto) iluminados. O problema é que quando o rei usa as idéias do Iluminismo, ele não pode aprofundar muito, porque senão ele acaba com o Regime Absoluto. Ele não vai poder usar as idéias de qualquer filósofo = Rousseau (defende a democracia), Montesquieu (divide o seu poder em três). Mas ele pode usar a idéia de Igualdade Jurídica = "a partir de agora o clero e a nobreza vão pagar impostos também e não só a burguesia e os servos (trabalhadores)", mas o imposto que era cobrado ao clero e à nobreza é muito pequeno quando comparado aos dos outros.
Alguns reis vão chamar pessoas mais inteligentes para dirigir o reino em nome deles = foi o caso de Portugal, onde o rei chamou o Marquês de Pombal, que vai tirar gastos, racionalizar a administração, melhorar a exploração do Brasil, etc..
Essas medidas não vão funcionar tão bem a ponto de impedir o fim do Antigo Regime, mas vão retardar o fim deste.
Resumo: foi uma tentativa dos monarcas europeus visando reformar o Antigo Regime, evitando sua decadência, mas haverá apenas um retardamento no processo.

151 comentários:

Anônimo disse...

adorei,achei tudo o que precisava!!!
amo vcs...

Anônimo disse...

asei td e mais um pouco

Anônimo disse...

adorei muito obrigado

Anônimo disse...

muito bom encontrei tudo o que precisava

Anônimo disse...

aff...
não achei nada que queria, vão colocar mais coisas!

Anônimo disse...

só tem coisa difícil!!!

Anônimo disse...

PERFEITO! :)

Anônimo disse...

Mto bom achei tudo o que estava procurandooo...

mto obrigada!!!

Anônimo disse...

ADOREI TIREI MINHAS DUVIDAS OBRIGADA

Unknown disse...

Parabéns, esta PERFEITO!!!

Anônimo disse...

achei super legal,esta bem esclarecido; valeu

Anônimo disse...

=] Parabens,,,, ficou perfeitooo ...... Obrigada

Anônimo disse...

Obrigadinha^^

Mi ajudou muito*

Beijinhos**

Anônimo disse...

eu quero saber o que eh bom selvagem?

Anônimo disse...

Bom é ate bom!!!
mas acho que precisa ser mas esclarecido
achei meio compricado

mas vcs estao de parabens pelo `esforço`.

bjO tudo di bom pra vcs

Anônimo disse...

*** E td blz, adoreiii e mais SOMEI MEUS CONHECIMENTOS
bjos! e xauuu

Anônimo disse...

*** E td blz, adoreiii e mais SOMEI MEUS CONHECIMENTOS
bjos! e xauuu

Anônimo disse...

Não gostei não, vcs num falaram direito mas escreveram muito vai ler e estudar pra melhorar esse negócio aí!

Anônimo disse...

Nossa! Tinha tudo o q eu precisava1
muito obrigada!
Beijos!
\o/

Anônimo disse...

muito bom o seu blog!!!
Parabens, me ajudou muito, pois não é mera cópia da wikepedia

Bjs

Anônimo disse...

Muito interessante seu blog.
Gostei muito!^^

Anônimo disse...

ACHEI TUDO DE BOM VC MIM AJUDOU MUITO BEIJOOOOOOOOOOOOOOS!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

SEU BLOG E TUDO DE BOM EMCONTREI TUDO QUE EU PRECISAVA OBRIGADÃOOO!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aew =D
Tá fodão o blog aki x]


Valews o/

Anônimo disse...

Adorei O resumo !!

Tuudo o que eu queria ..

\o

Unknown disse...

Nossa!!

Perfeito...encontrei tudo o que queria , ate o q não precisava...rsrs

Unknown disse...

valeu peças infoemações

Anônimo disse...

obrigado!!
axei td q eu queria ..
adorei seu site..
bjs..

Anônimo disse...

Muito bom o conteúdo!!
Achei tudo o que precisava, estao de parabéns!!
Obrigada!

Unknown disse...

obrigado achei o que precisava

Anônimo disse...

obrigada os conteúdos abordados foram de grande importância para o meu estudo sobre essa disciplina

Anônimo disse...

kramba valeu a pena mto obrigada.

mariane disse...

Nossa "perfeito" ..parabééns pela competencia está maravilhoso.!

BeeijO

Anônimo disse...

mto loko....achei o conteúdo q eu precisava, achei tudo e mais um pouquinho doq eu precisava pro meu trabalho....xaw...walew!

Unknown disse...

nao acheii oq ue eu queria
aff ¬¬'

Anônimo disse...

MINHA RECUPERAÇÃO DEPENDIA DA SUA HISTORIA BRIGADINHA.... BJINHOS

Anônimo disse...

MINHA RECUPERAÇÃO DEPENDIA DA SUA HISTORIA BRIGADINHA.... BJINHOS

Anônimo disse...

pow é uma coisa rica em conhecimento ,esta otmo, parabens.

Anônimo disse...

Eu nao achei o que eu precisava,intao isso nao serviu para nada!!!!!!!!!!11

Anônimo disse...

Adorei o texto, era tudo que eu estava precisando!!!!!

Anônimo disse...

O blog é bom , mas nao gostei muito da parte que fala sobre liberalismo classico [iluminismo ]... deveria esclarecer mais as ideias de Adam Smith :) Fora isso ... o blog tá show!! Me ajudou bastante :)Brigadão mesmo =) =*

Anônimo disse...

muito bom !!!!
precisava fazer um trabalho, achei tudo o que precisava e tirei nota maxima !!!!

Anônimo disse...

amei,
precisei faser um trabalho e achei tudo o que precisava!!!vcs são dez!!!!

Anônimo disse...

perfilyyyyyyyyyyyyyyy
amei
oitavo ano
é foda mas valeeeu!

Unknown disse...

FAÇA MUITO MAIS ISSO QUE EU ACHEI TUDO QUE PRECISAVA E TIREI 7,0 NA PROVA OBRIGADO

Paulinha disse...

nossa, essa explicaçao é mto boa!
entendi tudo mesmo. parece meu professor de história explicando, e quando ele explica todo mundo da sala tira 10. ADOREI mesmo!
obrigada, bjos

Anônimo disse...

Hum...
Foi pro gasto
bom,bom,bom mais ta bom
afff
q coisa hem...

Tchiello765 disse...

Poha cara ta de mais, tirei todas as minhas duvidas.
vlw mesmo ....
Abraços

Aline disse...

Muito bom, parabéns professor!

Márciah Araíjo disse...

Achei muito bom essa materia explicada

valeu professor

JUNIOR BADARÓ disse...

vlw vey...vcs me ajudaram mtao...era um trab. pra nota ... quase num achei...VLW

Unknown disse...

eu gostei muitoo...esta muito resumido e facil de entender...brigado*** bjoO

edsonmaia disse...

Sem exageros, mas bem planejado.

Karol Boo disse...

Bem legal , PARABÉNS !

Unknown disse...

ta bom gostei bon bon ñ tá mas ta bom
meu orkut claudio_sb@yahoo.com
msn sabino@yahoo.com
vlwwwwwwwwwww

meu nome cláudio

Anônimo disse...

valeu gostei muito vcs me tiraram do sufocoo abraços

. paula r. disse...

Não achei nada de bom vc não falou nada do principal da historia.
O iluminismo foi criado para iluminar os pobre ( eu acho mais é por ae)

. paula r. disse...

Não achei nada de bom vc não falou nada do principal da historia.
O iluminismo foi criado para iluminar os pobre ( eu acho mais é por ae) seu der

akemiyuri disse...

naum axei oq qria masi aki tm um monte de koisas inteeressantes aki vlw...aashuashuah...rs.bjos amo vcsssssssssssssssssssss

Anônimo disse...

nossa oq eu precisava estava ak ii eu procurando em outros sites

bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

adorei seu site...
e tudo de bom..
me ajudou muito..
te agradeço;;;
bjux♥

Sílvia Romero disse...

humm... achei o site muito bom, encontrei uma boa parte do que eu queria encontrar, parabens pelo sucesso...
mas, esta faltando algumas coisas, falo isso como amiga!

silvia

Anônimo disse...

muito bom o conteudo , tão de parabéns.

Anônimo disse...

Está ótimo!
Parabens!

Unknown disse...

TO BOM FOI MUITO PARA MEU TRBALHO DE HISTÓRIA TIREI 8.5 GRÇAS A ESSE SITE MUITO OBRIGADA GOSTEI MUITO"""

Anônimo disse...

gostei muito do resumo..ai esta explicando muito bem as partes q se fala do iluminismo e tbm dos filosofos iluministas! muito obg
bjs

Anônimo disse...

olha gostei muito.
mais acho q poderia ser um resumo menor pois quando estava copiando para fazer meu trb de historia ficou muito dificil primeiro tive q ler tudo e depois para tirar só o q era mais intereçante tive q ler novamente. mas fora isso esta otimo.
boa sorte!!!
e muito$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

Anônimo disse...

adoreii
achei tudo e mais um pouco
valeu

Anônimo disse...

ADOOREI , ACHEI TUUDO OQ ESTAVA PROCURANDO . MUUTISSIMO OBRIGADA (:

Unknown disse...

OI, GOSTEI MUITO VOCÊ ME AJUDOU MUUUUUUUUUUUUUITO.

Unknown disse...

oi gostei muuuuuuuuuuuito

Mih disse...

bem legal, entendi direitinho, vou passar o site pros meus colegas :3 obrigada, continue postando aqui *-*

Unknown disse...

adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii encontrei ate amais do que queriavaleuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

Anônimo disse...

gostei do texto! está bem completinho e bem definitivo :]* valeu pelo post! :*

Anônimo disse...

eu adorei tem tudo aqui!!
obrigada

Anônimo disse...

táa faltando falar do outros carinhas dessa historiia ae poo ! ;@ '

Anônimo disse...

não gostei muito eu queria só a conclusão e não todo o asasunto tá bom de melhorar!!!entendeu???

Bianca Oliveira disse...

vc me ajudou mt !
oobg *-*

Anônimo disse...

Ah eu só queria saber se as ideias que quesnay teve ajudou foi bem sucedita nos dias de hoje.
foi a única coisa que faltou =/

Anônimo disse...

me ajudou mas está incompleto

Lucas disse...

Vlw mesmo graças a o site tirei 8,3 na prova e precisava de 5,7 vlwww cara obrigadao

blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
blogger disse...

cara vcs sao d + achei oke preçisava vcs sao muiot informado e tbm ke vcs informem a nos tudo oke preçisamos sobre a historia do iluminismo,so de iluminismo...Eu estou muito agradeçida e estou muito informada com o trabalho d vcs muito obrigada d <3 e continuem assim parabens vcs mereçem:>

carlos disse...

po vc me salvou na materiaa vlw ta perfeito

Anônimo disse...

Tem Comentarios aqui que são baseados nos outros comentarios,pessoas acha ruim e falam q e bom so pra nao serem discriminados depois.São pessoais de mente fraca,que nao tem sua propia opniao e esse posto fico ruim pacas.

Anônimo disse...

gostei muito pois me ajudou muito com o meu trabalho

Anônimo disse...

MUITO MASSA SEU TEXTO

ivetiinh@ disse...

Muitoo Obrigadaa Está nota 10!
Só espero agora tirar 10 no meu trabalho...rssssr
D+):

Anônimo disse...

eu adorei,achei o quer precisava,eu vou tira 10 no meu trabalho

Anônimo disse...

amei obrigado baby

Anônimo disse...

bom eu queria fazer uma declaração de amor eu amo o di ferrero da banda nx zero

paulo sergio disse...

valeu,colega historiador..parabéns!

Anônimo disse...

Nossa! Muito bom hein! Parabéns!

Anônimo disse...

é um merda não achei nada que eu queria

Anônimo disse...

Tmb sou professora de História e estava procurando um resumo para não ter que fazer um. Achei esse perfeito. Parabéns. E pra quem achou uma m... Sinto muito, mas vc nÃO SABE O QUE QUER.

Anônimo disse...

Muito bom , completo e direto.

LaísOliveira' disse...

Obrigada, achei tudo o que precisava e estava tudo bem resumidinho.
*-*

Thiago Araujo disse...

valeu mano éra disso q eu tava falando pow !!!! um abraço .

fabricio disse...

valeu adorei tudo muito obrigado

Anônimo disse...

nao achei o que eu queria.
obrigada pela perda de tempo

Anônimo disse...

The best blog of hitory of the internet!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

esta bom, mas pode faicar bem melhor...

Anônimo disse...

pode melhorar

Anônimo disse...

xuxexuuuuuuu muito bom mesmo

Unknown disse...

AMEI TUDO O QUE A MINHA PROFESSORA PEDIU ESTÁ AQUI MUITO OBRIGADA.EU E MINHA COLEGA,NÓS FICAMOS FELIZES.DEUS ABENÇOA.

mayara a. monteiro disse...

muito bomachei tudo que queria parabéns pelo trabalho de vp6!!!!!

Anônimo disse...

Gabriella disse...
encontrei quase tudo o que eu precisava...

Anônimo disse...

Péssimo!

Anônimo disse...

adorei muito pratico para quem não quer uma coisa muito grande
parabens

Anônimo disse...

muito legal achei oque queria parabéns adorei

Anônimo disse...

aff....
Acheii Sim oq eu Precisava.+ esta mtooo Dificill de Entender as coisa q vcs Postaram {Seraaaq dá pra vcs postarem o RESUMOO do Textoo Garanto q N vai ter + PROBLEMAS....}

Anônimo disse...

Ameei , precisava da matéria para estudar para a prova sem ficar lendo coisas e coisas sem intender nada !

Obrigada a quem escreveu isso !

Anônimo disse...

''AMEI FOI SO UM CLIQUE E ALI ESTAVA TUDO NA MINHA MAO AMEIII'' VC'S ESTAO DE PARABENS..

Anônimo disse...

muito bom encontrei tudo o que precisava

andre disse...

bem legal gostei muito

Anônimo disse...

depois de ter lido tive que perguntar: quem é essa pessoa maravilhosa?" rsrsrs
você resumiu muito bem, obrigada!!

Unknown disse...

achei muito iterressante valeu


chavana

Anônimo disse...

valeu !!!

Barbara disse...

adorei!! muito bom!!!

Anônimo disse...

esse site é uma porcaria

Anônimo disse...

não achei o que queria

Anônimo disse...

não achei o que queria

Anônimo disse...

adorie, muito obrigado

Amandha disse...

Adoreiii valew achei tudo o que eu queria para o meu trabalho bjOs!

jebris disse...

o meu trabalho sobre o iluminismo tirei de letra grasas a vcs. muito abrigaduu !!!

joao marcelo disse...

muito legal cheio de informaçoes

Anônimo disse...

Muito bom só acho q poderia melhorar a parte do Voltaire.

yancavitoria disse...

aii ke legal acheii tudinho ki pressisava
valleu mesmoo

Anônimo disse...

muito bom.conteudo que satifas minhas necessidades

Anônimo disse...

muito bom.conteudo que satifas minhas necessidades

Anônimo disse...

EMCONTREI TUDO QUE EU PRECISAVA OBRIGADÃOOO!!!!!!!!

Anônimo disse...

Achei uma porcaria!
Não achei nada do q precisava...

Anônimo disse...

Achei uma porcaria!
Não achei nada do q precisava...

Anônimo disse...

Carlos E. C. Glufke,Parabéns pelo seu blog, o mundo precisa de pessoas assim como vc, adorei sua frase do perfil e andei dando uma bisbilhotada nos seus gostos musicais, parece até o meu perfil..Ñ LIGA PRA esse comentários despresiveis q algumas pessoas fazem não, continue assim..
Um grande abraço..

Alice e Daniela disse...

Ótimo !!!!!!!!!!!!!!
O assunto estava bem esplicado ,adoramos tudo uhhhhhh e aprendemos também!!!!!!!!!hehehehe
Assim vamos tirar 10 !!!!!!!!!!!
BJOSSSSSSS Obrigado.

os nerd disse...

Gostei muito dos principais filósofos eles são bem diferentes de muitos outros filósofos.
><

Anônimo disse...

ah eu ameii muito estudar por aqui ... relembrei coisas que tinha esquecido , me ajudou muito como revisao para prova. **

Anônimo disse...

nossa q saite legal aqui eu encontrei o q realmente eu procurava para a minha pesquisa de escola.espero q continuem produzindo esse saite.
blz blz blz blz...

uzumaki????? disse...

o saite de voces e muito legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

Anônimo disse...

Adorei esse espaço, encontrei tudo que preciso pra fazer um trabalho. Muito obrigada mesmo!

Anônimo disse...

realmente quem não achou o que precisava, é porque é burro e não soube ler direito e interpretar o texto, porque está tudo muito bem explicadinho aí, e nada "dificil" de entender.. parabéns pelo seu blog!!!!!!!!!

Gabriel S. disse...

Muito boa essa síntese! Deu pra fazer meus trabalhos de escola todos!!!

Maressa Ruama disse...

Muuito Bom ,adoorei a Postagens ! Me ajudou muito . Pena que não estava escrita de maneira Resumida . =)

Anônimo disse...

eu tenho uma unica pergunta:
1-a contestação de muitas ideias religiosas abriu novas pespectivas para a expressaõ da religiosidade
CERTO( ) OU ERRADO( )

Anônimo disse...

adorei isso tem tudo oq eu presisava vo tirar uma otima nota no meu trabalho... :) valeu

Anônimo disse...

foi bom,mais faltou citar Maquiavel.
mais obrigado,já complementou bastante!

rafinháá disse...

ñ achei oq exatamente procurava mais ajudouu

rafinháá disse...

não era exatamente oque eu procurava mais ajudou um pouco

bruna disse...

muito interessante,adorei...

Pomba disse...

Me ajudo muito para um trabalho que precisava fazer wlww